24/01/2012

Vantagens que o IPCA pode dar ao investidor

Primeiro, O que é IPCA?


Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, também do IBGE, calculado desde 1980, semelhante ao INPC, porém refletindo o custo de vida para famílias com renda mensal de 1 a 40 salários mínimos. A pesquisa é feita em nove regiões metropolitanas (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba) além dos municípios de Goiânia e Brasília, tendo sido escolhido como alvo das metas de inflação ("inflation targeting") no Brasil [4]. A partir do dia 30 de junho de 1999, o CMN (Conselho Monetário Nacional) estabeleceu o IPCA como índice oficial de inflação do Brasil.
Fonte: Wikipedia
Na minha visão simplista, IPCA mede o poder de compra da população. Ou seja, se sobe, o poder de compra cai e se cai, o poder de compra sobe.


O poder de compra é quase que vital para a saúde da bolsa e por isso, é de se esperar que um ande na contramão do outro. Ou seja, quando o IPCA sobe, a bolsa deveria cair e quando o IPCA cai a bolsa deveria subir.


Outra coisa importante. Quem tem importância e vai impactar os seus investimentos é, em parte, o resultado do IPCA e não a bolsa. A bolsa apenas reflete a conjuntura econômica e tenta (nem sempre com sucesso) antecipar os fatos.


Bom, dito isso.


Aí vai uma comparação um pouco intrigante sobre ipca x ibov



Como havia dito antes, é de se esperar que o IPCA ande na contramão do mercado. Mas reparem alguns pontos interessantes:

  • Em 2007 a bolsa continuou um movimento de alta que vinha desde antes de 2005. No entanto, em 2007, o IPCA começou a subir e a bolsa (ao contrário do que era de se esperar) não caiu. Pelo contrário continuou subindo. Quem saiu da bolsa por acompanhar o IPCA deve ter se arrependido amargamente.
  • No entanto, em abril de 2008 (1 mês antes da crise) o IPCA teve uma alta fortíssima. Saiu de 4,7 para 6,0, uma alta de 27% em 2 meses. A correção dos dois anos anteriores foi rápida.
  • Outro fato interessante, é que quando o IPCA começou a cair novamente, foi o momento em que a bolsa fez o seu fundo e começou uma forte retomada.
  • Em 2010 a bolsa voltou a subir e descer junto com o IPCA (motivo para ligar o sinal vermelho)
  • E em janeiro de 2011, quando o IPCA retomou uma tendência de alta, a bolsa caiu perto de 20% no ano.

Analisando isso, você pode tirar alguma vantagem do mercado.