18/07/2011

Estratégias para mercados laterais

Na minha opinião a tendência mais difícil de se operar é quando o mercado está sem tendência. Alguns chamam isso de consolidação, acumulação, distribuição, mercado lateral, choppy market, sideways... enfim...

A dificuldade maior está porque o mercado não assume um rumo, mas fica andando dentro de um intervalo parecido com uma linha reta.

Ao tentar encontrar alguma alternativa para vencer neste mercado, estou encontrando um modelo simples, porém muito poderoso de vencer em mercado sem tendência, ou com uma leve tendência de baixa.

Este modelo são as travas de baixa fora do dinheiro e de strikes de vencimentos que não são os atuais. Sempre operei travas, mas nelas meu objetivo sempre foi ganhar na queda, mas há pouco tempo meu conceito mudou drasticamente.

Vou explicar...

As opções possuem alguns benefícios que as ações não tem. E através delas é possível fazer operações onde você não tenta adivinhar para onde o mercado vai, mas sim para onde o mercado provavelmente não vai.

Essa pequena mudança na lógica de avaliação de uma operação pode mudar muito o seu resultado!

Por exemplo...

Antes da vale anunciar que iria recomprar suas ações o cenário era o seguinte:

vale estava em torno de 45,20
montei uma trava de baixa em valeh46 - 47
O strike da valeh 46 era 46 mas da 47 era 46,48
Para montar a operação, eu estava recebendo 0,21 e o meu risco máximo de perda era de 0,27. Então a minha aposta era de que a vale não estaria acima de 46,21 nos próximos 30 dias.

Então, no dia seguinte a vale anunciou a recompra de suas ações e as ações da vale explodiram. Foram a 46,70. Mas no decorrer dos dias a ação começou a cair. Na verdade a ação fechou esta semana nos 46,00. Mas o grande atrativo é que se a ação fechar a 46,00 no vencimento eu ainda vou ganhar! Porque o tempo vai corroer o valor extrinseco da opção. E mesmo o preço da ação tendo vindo contra a minha operação, eu ainda vou ter a chance de sair no lucro.

Não vejo alternativa melhor para operar em mercados laterais, porque o único objetivo é tentar acertar para onde o mercado não irá!

:)